Olá, pessoal! Vivemos momentos em que é necessário revisar alguns hábitos diários de limpeza nas mãos e unhas para diminuir o contágio do vírus que está deixando o mundo em alerta máximo: o Coronavírus (COVID-19), que é uma família de vírus que causam infecções respiratórias, podendo levar à morte. Ele é transmitido por gotículas de saliva e secreção que se espalham pelo ambiente e, por isso, a principal forma de prevenção é lavar as mãos com água e sabão frequentemente. Em especial ao chegar a casa, após tossir, espirrar, ir ao banheiro, mexer em animais, maçanetas, corrimãos, botão do elevador, teclas de computadores e celulares – esta é a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS). Lavar as mãos corretamente retira o vírus da superfície do corpo e evita que entre em contato com as mucosas: olhos, boca e nariz, por onde o vírus nos infecta; quando não for possível lavar as mãos com água e sabão, recomenda-se usar álcool gel 70%. Mais informações no link: https://www.hospitaloswaldocruz.org.br
Para os violonistas que usam unhas um pouco mais compridas, quando estiverem lavando as mãos: não deixe de limpar por baixo das unhas, pois é o local onde mais acumula micróbios e impurezas. Passe delicadamente uma escova de cerdas macias (tipo de dentes) por baixo das unhas, junto à ponta dos dedos; este é um procedimento muito usado por profissionais da estética e saúde.
Dica: o álcool gel é importante e deve ser usado, mas resseca a pele e unhas. Para hidratar, uma opção é o uso do óleo de cravo da índia, pois tem em suas propriedades a substância Eugenol, um importante anestésico e anticético natural que elimina os microrganismos, como diz a especialista na área Dr. Patricia Leite no link https://www.mundoboaforma.com.br/12-beneficios-do-cravo-da-india-para-que-serve-e-propriedades/ .
Lave as mãos com frequência e previna-se!