Olá, pessoal! Músicos e musicistas, o que você fez quando o desgaste da unha chega na pele? Quem aqui já passou por esta situação??
Convido vocês para ver na prática como usar a técnica própria para cada necessidade das e dos violonistas, sem ter a preocupação de prejudicar a saúde das unhas naturais.
Vamos ver detalhadamente cada unha.
Unha do dedo indicador.
A seta aponta para onde a corda do violão faz contato com a unha: é o início do desgaste. Esta região fica mais sensível pelos repetidos toques, formando as Estrias por atritos.
Unha do dedo médio.
Observe que na parte maior do desgaste da unha é possível ver a formação da Estria, da ponta até a matriz, o que indica que este é o ponto em que a matriz demonstra dificuldades na fabricação de queratina.
Dica:
Para evitar a ocorrência das estrias é preciso manter a matriz das unhas hidratadas. Para mais informações o post sobre Hidratação das unhas.
E, para diminuir o desgaste, aconselho fazer a técnica de encapamento de unhas, que protege a ponta da unha e deixa a matriz livre para a hidratação. Entenda sobre o encapamento no post sobre Encapamento de unhas naturais.
Na foto abaixo, você pode ver o resultado do encapamento.
Depois de feita a restauração do comprimento, é o momento de hidratar as cutículas, principalmente quando apresentar cor esbranquiçada, pele ressecada ou rachaduras, em casos extremos.
Agora, vamos observar o resultado da hidratação.
Após 4 meses passando frequentemente o óleo de amêndoas na matriz da unha e massageando até absorver todo o produto, a matriz volta a produzir a queratina de qualidade, amenizando a estria. Consequentemente, as unhas naturais ficarão mais fortes, flexíveis e as cutículas, transparentes.
O óleo de amêndoas age como fortalecedor, contém vitaminas A, B, E, Ácido Fólico e Arginina, e auxilia as células na fabricação de queratina da unha.
Agradecimentos ao violonista Douglas Wagner, que permitiu o compartilhamento das fotos dos atendimentos e dos resultados do tratamento.
Mande sua mensagem nos comentários do artigo, relate suas dúvidas e dificuldades com os cuidados das unhas. Participe, e até o próximo artigo! Lave as mãos com frequência!