Olá, pessoal! Estamos chegando ao final do estudo da morfologia das unhas e a importância de cuidar delas, quando conhecemos suas partes entendemos a função das unhas para o nosso corpo.
Lâmina da unha / lâmina ungueal: é formada por queratina compacta, porém flexível. Nascem no interior da pele (matriz), são semitransparentes e têm espessura variada entre 0,5 e 0,75 mm. Além disso, apresentam outros elementos na sua composição como: água, sódio, cálcio e enxofre. A consistência das unhas depende de fatores genéticos e externos, como os cuidados de hidratação, de alimentação e não ter contato direto com produtos químicos de limpeza. As Unhas têm três camadas: a interna macia (a unha ventral), outra camada intermediária de queratina dura e, por fim, a camada mais externa (unha dorsal). Sua função é proteger as pontas dos dedos, o que contribui com a sensibilidade tátil e a manipulação fina. Para os violonistas é a ferramenta que retira o som do violão (em conjunto com as pontas dos dedos). Mas os impactos com as cordas, em adição aos cortes e lixados incorretos ao longo do tempo, danificam as unhas – elas podem apresentar ondulações na ponta ou rachaduras verticais na unha. Estas são as maiores dificuldades que os músicos passam, pois impossibilita o desempenho em shows, ensaios e estudos.
Leito Ungueal: é a parte de cor rosada por baixo da lâmina. Essa região é formada por micro veias (têm irrigação sanguínea) que nutrem as unhas e também é a parte mais suscetível as infecções por fungos, bactérias e aos descolamentos da lâmina com a pele.
Hiponíquio: é a fina camada da epiderme que faz a ligação do leito ungueal a polpa do dedo e é muito sensível devido à grande quantidade de terminações nervosas.
Borda Livre: é a parte da lâmina que cresce para fora do dedo. Por ser porosa, é o local que mais sofre com os desgastes dos atritos na corda.
Dicas de como ter uma alimentação saudável e as unhas hidratadas, nos seguintes pots: