Assim como hidratamos os cabelos, a pele, também devemos hidratar as unhas, principalmente no caso dos violonistas que precisam de unhas saudáveis para ter um bom desempenho em seus trabalhos.
Um dos problemas mais frequentes é quando a unha descama, deixando a ponta da unha fina e sensível. É importante observar se a descamação acontece por um período longo, o melhor é procurar um medico para ter um parecer mais preciso, pois, a unha pode indicar alimentação pobre em vitaminas, problemas na tireoide, estresse, pouca ingestão de água e carência de cálcio no corpo.
A unha saudável é o resultado do que ingerimos
Mas quando descama por fator climático, geralmente no inverno, é sinal de ressecamento: começa levantando a pele, a parte de cima da cutícula pode inflamar e acontecer inchaço acompanhado de dor.
A cutícula é o parâmetro para ver o quanto as unhas estão hidratadas, quando ressecadas, podem apresentar descamação.
E por último, as unhas descamam, levantando as camadas de queratina da ponta da unha, diminuindo a espessura, e as deixando fracas.
Como evitar: Não usar detergentes de louça ou produtos químicos, em contato com a pele (usar luvas), boa alimentação, ingestão de água, ter um bom repouso, dormir oito horas e hidratar diariamente.
Como hidratar:
Cremes: Procure cremes específicos para mãos e unhas, que tenham em sua composição queratina, vaselina ou manteiga de Karite.
Ceras: Cera Nutritiva, unhas e cutículas da Granado.
Óleos: Óleos de Oliva ou Amêndoas tem resultados mais rápidos, por serem óleos mais espessos e com propriedades curativas, melhor absorvidas pela pele.
Passe uma gota do óleo na matriz da unha e massageie por toda unha e cutícula, antes de dormir par ter um tempo maior de hidratação.
O homenageado desse mês é o Jovem Músico Pedro Franco!
Pedro, gaúcho de Porto Alegre, é compositor, arranjador e virtuose em seus instrumentos. Muito cedo, aos oito anos, já tinha decidido seguir a carreira de músico e a brincadeira, que logo virou coisa muito séria, o levou a ingressar na Escola da OSPA (Orquestra Sinfônica de Porto Alegre) estudar choro com o professor Luiz Machado e violão e improvisação com Daniel Sá. Mudando-se para o Rio de Janeiro em 2010, cidade onde reside até hoje, passou pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), onde cursou Bacharelado em Violão.
Em 2017 lançou seu primeiro disco “Pedro Franco” que contou com a direção musical de Marco Pereira. Além de seu trabalho solo acompanha algumas artistas de renome como Maria Bethânia, Zélia Duncan e Roberta Sá.
Spotify: https://spoti.fi/2sICLQ
Deezer: https://bit.ly/2sKnXQZ
itunes: https://apple.co/2JFwWNk
GooglePlay: https://bit.ly/2LD9RrU