Nestes 16 anos que trabalho com atendimentos para violonistas observo que uma das maiores preocupação dos músicos é com os fungos e doenças nas unhas , que deformam e enfraquecem deixando as unhas sem consistência para tocar o violão. Muitos músicos chegam para o atendimento num estágio avançado de algumas doenças, desesperados por ajuda e principalmente com pouca informação sobre o assunto.
Então vamos ver as doenças mais comuns e frequentes que os músicos devem ter cuidados:
Onixes ou Paroníquia (Unheiro): é uma inflamação dolorosa na cutícula, que incha na volta da unha, desaparecer a cutícula, que é a proteção natural da unha, cresce com ondulações e fraca e sem resistência, tem cor amarelada, com mau cheiro, ocorre principalmente no inverno com a necessidade de aquecer e o aumento de lavagens das mãos. Este é o ambiente propicio para o aparecimento do unheiro é o calor e umidade.
Onicocriptose (Unha Encravada): são espículas,pequenos pedaços de unha que cresce e penetra nas laterais dos dedos ocorre devido ao corte ou lixado errado,causando infecções e dores fortes.
Onicólise (Unha Negra): ocorre por traumas, pancadas fortes, na matriz da unha, essa é uma região que possui terminações de vasos sanguíneos ocorrendo uma hemorragia em baixo da unha, neste processo a unha descola do leito e fica oca por baixo até cair e nascer outra unha, é demorado e inspira cuidados.
Lenconíquia (Manchas Brancas): são manchas brancas que aparecem nas unhas produzidas por bolhas de ar entre suas células na fabricação da queratina na matriz da unha.Freqüente nos músicos principalmente por impactos frontais e laterais com as unhas.
Onicomicose: infecção produzida ó fungos que se localizam em baixo da unha, nas laterais e na ponta dos dedos. Apresenta descolamento, coloração amarelada, perdendo a consistência, esfarelando-se e com mau cheiro. Os parasitas destroem o tecido do leito da unha, formando cavidades; esta situação pode transformar-se num ciclo vicioso, pois os parasitas das unhas passam para os órgãos digestivos, quando manuseamos os alimentos. Aconselhável tratamento com Médico Dermatologista.
Onicotrofia: é o atrofiamento da unha por falta de nutrição(alimentação equilibrada). Sintomas enfraquecimento, descamação e quebradiça.
Descolamento da unha por Ressecamento: o impacto com a corda vai descolando a pele por baixo da unha podendo até escamar deixando sensibilidade para tocar violão. Precisa hidratar com mais intensidade, é um lugar que geralmente aparece os fungos.
O mais importante para manter longe dos fungos é uma alimentação equilibrada, ingestão de água, hidratação das unhas são dicas para prevenir o aparecimento dos fungos. Quando aparecer os primeiros sintomas deve-se procurar Médico Dermatologista para fazer o exame detalhado e o melhor tratamento.
Observe sempre as unhas, no sinal de alguma deformidade ou aparecimento de doença, todo tratamento nas unhas é demorado e delicado.