O encapamento de unhas é o procedimento que menos agride a unha natural e serve para a situação em que o músico esta com a unha comprida e precisa fortalecer apenas a ponta, diminuindo o desgaste da unha com o toque na corda.
É importante que a cola seja especifica para unha.
1- Passar o pincel da cola na unha natural, apenas na parte que esta para fora do dedo.
2- Mergulhar no pó acrílico, mantendo por 5 segundos em contato com o pó.
3- Retire do pó acrílico e espere 30 segundos para a secagem do produto, certifique que o pó acrílico aderiu nas laterais e principalmente na parte que toca a corda.
4- Passe a lixa cubo branco para retirar o excesso da aspereza do pó acrílico.
Dica: Este procedimento da aplicação da cola, pó acrílico e lixa cubo podem ser repetidos em até três vezes.
Assim o músico pode escolher se quer unhas mais finas ou mais grossas para turnês, ensaios ou estudos de aperfeiçoamento, dependendo da necessidade do músico.
5- Com a lixa deitada, retire a parte côncava da unha, deixe plana a parte que atrita na corda.
6- Para finalizar passe a parte remover saliências da lixa polidora por baixo, na lateral e por cima da unha.
7- Ainda com a lixa polidora passe a parte de dar brilho, que encera a unha e facilita o deslizamento com as cordas do violão.
Neste mês homenagem para á mestra do Violão Clássico Flavia Domingues Alves
Em nome de todos os alunos e alunas de Música UFRGS, Thaís Nascimento dá depoimento homenageando a Professora Flávia Domingues Alves.
Nos tempos em que sonhava me tornar professora de música com formação superior na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), um dos meus primeiros professores de violão disse: você vai ser avaliada pela professora Flávia. De cara, imaginei uma mulher forte para ser professora universitária de violão e na UFRGS. A vida me ensinou e ensina que as mulheres são os seres mais sensíveis e mais fortes ao mesmo tempo, gerando vidas, buscando conhecimento e formação durante uma vida inteira lutando contra a discriminação e a objetificação que muitas sofremos. E um dos exemplos mais expressivos que tenho de mulher forte, sensível, repleta de muitos conhecimentos que adora compartilhar com todas(os) que pode é a professora e musicista Flávia Domingues Alves. Nas últimas quase quatro décadas, quem estudou violão nos cursos superiores e de extensão em música na escola Palestrina e na UFRGS, provavelmente conheceu ou foi aluna(o) da Flávia, ficando a lembrança de muito afeto e conhecimento construído. Quando eu entrei no curso de Licenciatura em Música em 2012, me sentia com muita gana de aprender, porém intimidada com um violão de estudo da marca Giannini, demorei alguns anos para adquirir o violão profissional de Alfredo Moraes (Porto Alegre), por ser mulher (uma das únicas) e jovem. Mas uma voz atenciosa, de uma educadora e de uma das pessoas que se tornou uma das mais importantes de minha vida e com certeza de muitas vidas, dizia: “tens a mesma possibilidade que os demais, tu consegues, és batalhadora”. Esse incentivo mudou e salvou minha vida, porque, mesmo com dificuldades, batalhei ainda mais e me conscientizei do privilégio e grande honra que era a oportunidade de estudar com a professora Flávia Domingues Alves. Quem estudar a história do violão, de Porto Alegre para o mundo, terá a professora Flávia como uma das maiores referências. Ela com certeza ajudou a transformar para melhor a vida de incontáveis de suas alunas e de seus alunos através da música e ainda compartilha conosco suas performances e vastíssimos conhecimentos de metodologia do ensino do violão.
Um grande viva à professora e amada Flávia Domingues Alves! E, Se ela perguntar, em nome de todas suas alunas e seus alunos: MUITO OBRIGADA E GRANDE ABRAÇO COM MUITO CARINHO E ADMIRAÇÃO!
Thaís Nascimento (professora e musicista)
17 de janeiro de 2019
Flávia Domingues Alves, Fernanda Krüger e Amanda Carpenedo