Olá, pessoal! Este ano vamos abordar mais detalhadamente o assunto das unhas postiças:
Colocação de unhas;
Técnicas e materiais;
Vantagens e consequência de cada procedimento.
Observo que a maioria dos músicos violonistas que procuram informações tem dificuldades em entender para que servem cada uma das técnicas, as diferenças dos materiais, e a melhor técnica a ser usada sem a preocupação de danificar ou aparecer fungos.
Para entender tudo isso, vamos à história e saber qual foi o propósito das unhas artificiais na humanidade.
Os mais antigos relatos de cuidados com as unhas são de 3.200 AC e só era usada pela realeza Chinesa, tingiam as unhas com preparados de pétalas de flores.
Durante a Dinastia Ming da China (1368-1644), os Imperadores e nobres usavam unhas postiças de ouro, como símbolo de status e poder no Império, indicando que eles teriam muitos escravos para fazer todo o trabalho manual por eles, isso inclui alimentar, banhar e vestir tornando-os acima no círculo social.
Já as mulheres Egípcias da Nobreza usavam unhas de marfim, a intenção era ter unhas caras e mais bonitas possível. Este foi o momento ostentação das unhas na História da Humanidade, pois pelas unhas diferenciava a classe social das pessoas, quem tinha permissão, usava unhas compridas de cor forte e pertencia á família Real; os escravos usavam unhas curtas e de cor clara, ou usavam óleos essenciais para hidratar e perfumar.
Só em 1954, nos Estados Unidos o dentista Fred Slack criou as primeiras unhas acrílicas e usou os materiais protéticos de dentes para fazer reparos em uma unha que havia quebrado uma substituição temporária e com aparência natural. Fred e seu irmão, Tom patentearam uma versão de unhas com sucesso no mercado da beleza, hoje sua empresa leva o nome de NSI nails. Com a popularização das unhas acrílicas outros materiais foram testados e outras técnicas foram aperfeiçoadas e hoje as mais usadas são as Unhas de Porcelana, Unhas de Gel UV,Unhas Acrílicas em pó e Unhas de Vidro.
Lembrar que todas estas técnicas foram desenvolvidas inicialmente para fins estéticos femininos e priorizam o embelezamento e muitas vezes não a saúde da unha natural.
Importante para os músicos:
Qualquer dessas técnicas que for escolhida para usar, sempre utilize o produto da metade do dedo para a ponta, nunca cubra a matriz da unha, pois, são os produtos químicos e usados á longo prazo que ocasionam o enfraquecimento, ressecamento e a diminuição de espessura de unha.
Obs.: Todos esses produtos são eficazes quanto á durabilidade quando a unha natural tem uma qualidade de queratina saudável.
Os músicos homenageado desse mês José Daniel Telles dos Santos e Alexandre Simon, estão comemorando 10 anos de atividades musicais. Uma caminhada de sucesso do Latino-America Duo. Tudo começou nos corredores de um conservatório de musica no Sul do Brasil, quando ainda cursavam o Bacharelado em violão na UFPel (Universidade Federal de Pelotas) no Rio Grande do Sul. Desde 2009 construíram uma carreira sólida, com apresentações no Brasil e exterior, sempre com a proposta de difundir a riqueza e a diversidade cultural brasileira e Latino-Americana através da musica para dois violões, o repertorio é constituído por composições originais e arranjos para gênero da cultura popular como o Choro, o Samba Canção, o Tango, a Milonga ,o Joropo e temas inspirados no folclore brasileiro e Sul-americano. Em 2017 foi o lançamento do primeiro CD da dupla, com convidados especiais que contribuíram para um registro único, cheio de sentimos e leveza nos arranjos, músicos convidados: Lucio Yanel, Thiago Colombo, Jucá de Leon e João Alexandre Straub Gomes. O inicio da turnê comemorativa doas 10 anos foi no dia 22de fevereiro de 2019, um conserto na cidade de Aveiro no centro-norte de Portugal.
Desejo ao “Latino-Americano Duo”, muito sucesso em suas turnês e Shows e agradecer pela contribuição que seus trabalhos artísticos têm dado para valorizar o Violão Latino e Brasileiro.