Olá, pessoal! No período de isolamento social, os músicos estão em casa – com mais tempo para estudar ou fazendo lives, que no momento é uma das alternativas viáveis para muitos violonistas expressarem suas artes. Consequentemente, mais tempo com o instrumento significa maior desgaste nas unhas. Neste período de quarentena tenho recebido muitas fotos com pedidos de ajuda e dicas, no caso de unhas danificadas ou em situação de ressecamento pelo aumento do uso do álcool gel, que deve ser usado constantemente para a prevenção do contágio do coronavírus. Vamos ver alguns casos nos próximos artigos, analisar as consequências dos impactos das cordas nas unhas e aprender a manter a saúde das unhas naturais.
As unhas normalmente mostram sinais de enfraquecimento, e eu chamo estes sinais de “pedidos de socorro”. É importante para o músico saber identificar estas situações e providenciar, o mais rápido possível, melhores cuidados para evitar maiores dificuldades futuras. No caso aqui descrito, vemos que até mesmo músicos que têm unhas fortes passam por dificuldades.
A foto mostra uma unha com o comprimento perfeito, mas observem o que aponta a seta amarela: a parte branca (a parte que sai para fora do dedo) é um pouco mais transparente na região que a unha atrita com as cordas do violão, o que demonstra que está mais fina a queratina neste local. Vejam também a seta vermelha: seguem, da ponta da unha até a matriz, listras ou estrias que marcam toda a lâmina da unha, somente onde absorve o impacto das cordas, o excesso de atritos leva a matriz produzir uma queratina mais fraca.
A unha ressecada lasca mais facilmente com qualquer impacto mais forte, ocasionando a perda total do comprimento e ferindo o lado mais forte.
Dicas: Lavar as mãos e passar o álcool gel, mas também hidratar as cutículas e unhas todos os dias; diminuir o comprimento da unha; manter o ferimento higienizado até cicatrizar por completo, para depois decidir o que é melhor: deixar crescer naturalmente ou colocar uma unha postiça e saber qual das técnicas usar.
E por último, observe a cutícula: quando estiver esbranquiçada é o momento de fazer a hidratação, saiba mais como hidratar no post Os cuidados com a cutícula.
“Unhas hidratadas reduzem a possibilidade de unhas quebradas”.
Você, músico, que está passando por dificuldades com as unhas e precisa de ajuda, entre em contato, deixe seu recado e tire suas dúvidas. Mande sua mensagem nos comentários do artigo e enviarei dicas de cuidados, como forma de apoio aos músicos neste momento em que passamos pela pandemia.
Agradecimentos ao violonista Luiz Antonio Mendonça que contribuiu com as fotos para o artigo.
Participe! Mantenha as unhas hidratadas e até o próximo artigo!