Lixa preta específicas para unhas postiças, no formato curvado para não cortar a pele, Lixa cubo branco: Usada para retirar a aspereza e excesso de poeira, Lixa verde de polimento três fazes: Usada para encerar a unha, Unhas acrílicas: formato longa quadrada, cor natural, deve ser colocada da unha da metade para a ponta da unha natural, Alicate de Corte para unhas postiças, Pó Acrílico, Cola específica para colocação de unhas postiças, com pincel.
Passo a passo:
1 – Preparação da unha natural: Retirar o excesso de oleosidade utilizando algodão com a cetona.
2 – Após escolher a unha do tamanho correto para cada dedo, colocar uma gota de cola na parte mais transparente da unha postiça.
3 – Com a unha inclinada encaixe na ponta da unha natural, e baixe lentamente para não deixar bolhas de ar.
4 – Segure na extremidade contrária mantendo firme por trinta segundos.
5 – Observar que a colocação fica da metade da unha natural para a ponta.
6 – Cortar a unha com alicate próprio para unha postiça.
7 – Lixar com a lixa preta, somente a unha postiça, para diminuir a saliência e dar formato à unha.
8 – Passar a lixa branca (cubo) é o primeiro polimento que retira a aspereza e deixa a unha com aspecto natural.
9 – Passar uma camada de cola em cima da unha postiça, sempre da metade da unha para a ponta, cuidado para espalhar a cola até as laterais da unha aplicada.
10 – Logo apos mergulhar a unha no pó acrílico por dez segundos.
11 – Polir com a lixa branca para retirar o excesso do pó acrílico diminuindo a saliência da emenda e a aspereza.
12 – Repetir o processo nº: 9, 10 e 11 por mais três vezes.
13 – Para finalizar passar a lixa de polimento (três fazes) obedecendo a sequência das fazes da lixa deixando a unha encerada para diminuir o atrito da corda do violão com a unha, lixando a superfície e a ponta da unha.
14 – Resultado final.
Demonstração de dedilhado após a colocação das unhas
Depoimento de Fernando Graciola sobre o trabalho realizado:
As minhas unhas eram bastante danificadas em função de maus cuidados, má alimentação (que influencia muito) e, sobretudo, por conta da “auto medicação”, digamos assim. Quando via que estava praticamente sem unhas para poder fazer algum show ou uma gravação, a primeira coisa que eu fazia era recorrer às unhas de farmácia e ao cianocrilato (aquela super cola que todos conhecemos). Foi um grande erro! Pois, em função de tanta química utilizada, pude perceber, a curto prazo, que estava destruindo o pouco do que ainda restava da minha unha natural. Pois bem. Conheci a Giovana no ano de 2004, que, além de profissional respeitada na área de manicure, sempre pesquisou muito sobre as unhas de violonistas. Quando a procurei pela primeira vez, através da indicação de um amigo músico, o que ouvi foi: “tu nunca mais terás problemas com as tuas unhas”. Realmente. Nunca mais tive problemas. A Giovana me apresentou um tratamento de reconstrução e fortalecimento das unhas, e daquele ano em diante, passei a visitá-la regularmente. Entretanto, alguém poderá dizer: “De 2004 a 2018 passaram-se 14 anos… e ainda se faz necessário o tratamento?”. A minha resposta é: Sim, ainda se faz necessário o tratamento, pois durante muito tempo agredi demais as minhas unhas. Claro, durante esse período, teve fases em que não precisei continuar o tratamento, pois já tinha alcançado resultados muito satisfatórios. Importante frisar que nunca percebi qualquer diferença na sonoridade entre as unhas naturais e as unhas de gel. Porém, acredito que o ideal para qualquer violonista seja usar suas próprias unhas, mas desde que elas estejam saudáveis e prontas para qualquer situação. É exatamente isso que a Giovana propõe com seu método. Além de ensinar a auto aplicação das unhas de gel, o seu foco é fazer com que o violonista recupere as suas unhas naturais da melhor forma possível. Eu estou no caminho e muito contente com os resultados que vou alcançando gradativamente. Recomendo veementemente esse tratamento a todos os violonistas que necessitam resolver seus problemas com as unhas definitivamente. Obrigado, Giovana!
Fernando Graciola – Violonista